terça-feira, 29 de dezembro de 2015

DE ONDE VEM / COMO SURGIU: RÉVEILLON

 Vou começar com este post iniciar aqui no blog o “De onde vem/ como surgiu”. Será uma “serie” com temas não tão sérios. Algo parecido com o que fiz com o post de John Lennon. Pela proximidade da data, começarei com Réveillon.

Origem da palavra
A palavra réveillon tem sua origem francesa. Vem do verbo reveiller que significa acordar, despertar. A palavra era usada para se referir a uma pequena refeição feita durante a noite na companhia de alguém. No século XVII, a palavra tomou um sentido de divertimento que se faz (ou fazia) na França após a missa ou datas importantes depois da meia noite.

Origem da festa
O réveillon, ou ano novo, é celebrado há muito tempo. No ocidente, as comemorações tiveram início na Roma Antiga no período de Júlio César que decretou o dia 1° de Janeiro como data para festejar o fim de um ano e o despertar do novo ano. No oriente, a China é a referência. O país também comemora a virada do ano. Neste país, segue o zodíaco chinês que é baseado no ciclo lunar o qual tem uma duração de 60 anos, cada simbolizada por um animal.
Inicialmente, o ano novo era festejado no dia 25 de Março que marcava a chegada da primavera no hemisfério norte. A festa acabou se transferindo para o dia 1° de Abril.  A última mudança foi com o papa Gregório XIII que definiu o dia 1° de Janeiro como o primeiro dia do ano. Entretanto, houve resistência na mudança da data, principalmente na França onde resolveram manter a tradição. Até cair de vez no gosto das pessoas
No Brasil, a festa de réveillon começou durante o período de Dom Pedro II que foi logo copiado pela elite de todo o país. Aos poucos foi incorporado o tradicional jantar feito na França, mas com toques brasileiros (é claro).

Algumas tradições
Nas comemorações da virada do fim de ano, são seguidos alguns rituais, tradições na tentativa de trazer paz, sorte, dinheiro, etc. A mais tradicional delas é vestir roupa branca. A origem desta tradição é da África onde existem algumas tribos que usam branco para atrair paz e purificação espiritual e homenagear Yemanjá. As sete ondas também tem relação com o orixá. Fazendo isto, acredita-se que Yemanjá lhe ajudará em momentos de dificuldade.
O jantar de réveillon também tem suas simbologias. A lentilha é super comum nas mesas para trazer fartura no ano que está chegando (não trazer dinheiro como muitos pensam, até me na hora de fazer a pesquisa para escrever este texto) assim como frutas cristalizadas uva e avelã. Para os supersticiosos, comer aves (frango, peru) pode trazer atraso na vida.


Fontes

Um comentário: