Infelizmente, o Brasil é conhecido (e com alguma justiça) por ser um país muito corrupto. Já até cheguei a comentar e um post (clique aqui) falando um pouco de como a corrupção está tão presente em nosso cotidiano, como o brasileiro é um povo criativo e acaba usando essa criatividade para a "tirar vantagem", para usar em benefício próprio, para ser corrupto.
A política é um reflexo da população de seu país. Nada mais natural em ver um povo corrupto ser governado por políticos corruptos. Sabemos muito bem como isso acontece no Brasil. O pior não é apenas a própria corrupção, é impunidade. Segundo o site "Congresso em Foco", apenas 0,1% dos presos do país foram acusados de corrupção (clique aqui para ver mais sobre). O que me parece muito pouco para o excessivo número de casos de qualquer tipo de irregularidade tanto de políticos quanto de pessoas ligadas a eles.
Só para se ter uma ideia de como a corrupção é danosa ao Brasil, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) fez um estudo em 2012 e chegou a conclusão que entre 1,38% e 2,3% do PIB são perdidos com a corrupção no país. Como naquele ano o PIB ficou em 4,4 bilhões de reais, estima-se que foram perdidos entre 61,7 bilhões e 101,2 bilhões de reais. (clique aqui para ver mais sobre).
O mais novo caso de corrupção é investigada pela operação conhecida por "Lava-Jato". A operação começou a investigar uma rede de doleiros em diversos Estados e acabou descobrindo uma grande esquema de corrupção na Petrobras, envolvendo políticos de vários partidos políticos (clique aqui para ver mais sobre). É a investigação em combate à corrupção país. O PT está no centro das atenções por ter um número grande de politicos filiados ao partidos. Além de ser o partido da atual presidente Dilma que tem seu mandato muito questionado (em especial, o segundo quando estourou uma crise em vários setores da economia).
Bem... Pelo que foi dito e por outras razões (que qualquer rápida pesquisa possa servir de suporte) o PT vem sendo alvo de justas críticas. Grande parte dos veículos de comunicação e da sociedade estão colocando o Partido dos Trabalhadores como principal vilão de todos (ou de boa parte) os males do país. Sabemos que o o partido só assumiu o poder em 2002 com Lula. Também temos conhecimento que a corrupção no país existe a muito mais tempo que esse 14 anos petistas. Então, por que só o PT que sofre tantos ataques enquanto os demais partidos passam quase despercebidos? Não estou querendo inocentar o PT, longe disso. O ponto é o seguinte: o PT não é "O Problema", é uma parte dele.
Não são apenas os politicos petistas que são corruptos, que envolvidos em escandalos, que são verdadeiras pragas para o Brasil.